quarta-feira, 15 de agosto de 2018

PROFESSOR DO CEIN POETA ANTONIO JOSÉ DE SANTA INÊS, DEFENDE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM PORTUGAL

O professor José Inaldode fez a defesa da sua dissertação de Mestrado no dia 05 de Julho de 2018 na Universidade Fernando Pessoa, cidade do Porto em Portugal, com o trabalho intitulado “Projetos Escolares para Melhoria das Práticas Pedagógicas”, obtendo assim aprovação com excelência.


José Inaldo Belfort de Oliveira, professor de química efetivo da SEDUC-MA, lotado na escola CEIN Poeta Antônio José – Santa Inês, defendeu a dissertação de Mestrado no dia 05 de Julho de 2018 na Universidade Fernando Pessoa, cidade do Porto em Portugal, com o trabalho intitulado “Projetos Escolares para Melhoria das Práticas Pedagógicas”, obtendo assim aprovação com excelência. A Orientadora, professora Dra. Luisa Savedra elogiou o trabalho desenvolvido pelo prof. Inaldo na área de projetos escolares.

O projeto foi um estudo de caso realizado com os professores e a Gestão Escolar da instituição na qual leciona. O estudo abordou a aprendizagem por meio de projetos com uma metodologia na contribuição de melhorias das práticas pedagógicas, analisando habilidades e dificuldades na elaboração de projetos, o desenvolvimento e a geração de impacto na comunidade escolar, abrangendo experiências adquiridas.


A Escolha da Temática é fruto de diversos trabalhos elaborados em forma de projetos, contribuindo na formação e no protagonismo dos jovens. Sendo estes, uma forma de facilitar a aprendizagem e a participação do aluno no seu processo de construir o conhecimento.

“A elaboração de projetos escolares direciona o crescimento pessoal e intelectual dos alunos, diante das situações adversas, proporcionando um melhor desempenho das atividades associadas, além das relações interpessoais no decorrer e após o período de integração e execução do projeto escolar, encaminhando para o desenvolvimento pessoal do aluno”.

“O Projeto Escolar aprovado pela FAPEMA (Projeto Energia e Meio Ambiente),
elaborado em 2016 e desenvolvido na escola em 2017 foi o ponto chave pela escolha do
tema do mestrado, colaborando no aprofundamento das características, problemáticas
e melhorias que devem ser feitas para um excelente projeto”, relata o professor.
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